Eu gosto de Quebra-Cabeças, e acho que eles refletem muito tudo o que vivemos. Então este espaço é para compararmos a vida com quebra-cabeças, e percebermos se todas as peças se encaixam...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Como colar um quebra-cabeça? - Parte II - a resposta

Oi de novo neste começo de 2012!

Em um dos (por enquanto raros) comentários que deixaram aqui no blog, a leitora descreveu a seguinte dúvida:

"Kleber, eu adoro montar quebra-cabeças. Semana passada terminei um de 3000 peças, que montei sozinha, e fiz em 12 dias corridos. Mandei colocar moldura, mas achei muito caro, ficou 170 reais, com uma moldura simples...
No dia seguinte terminei um de 1000 peças e não quero colocar moldura, mas gostaria de guardar montado.
Adorei a dica sobre o papel contact, mas a minha dúvida é se o contact segura direitinho e se posso, depois de colar o contact, guarda um por cima do outro, tipo arquivando sabe, já que meu ap é pequeno...rs
Obrigada!

Andrea"

Andrea, em primeiro lugar, parabéns por suas montagens.

Você tem razão quanto ao valor absurdo de enquadramento, principalmente quando optamos por vidro. Existem algumas opções de moldura sem vidro que ficam um pouco mais baratos, mas mesmo assim bem caros. Por isso eu escolho muito bem os poucos QCs que enquadro.

Eu já montei cerca de 400 quebra-cabeças (ainda os estou organizando para listá-los aqui), entre 15 e 5.000 peças, de papelão grosso ou papel fino, e todos eles foram colados com contact no verso. Ele adere bem ao papel, mas é importante que você aperte bem todas as peças. Eu costumo utilizar o próprio papel protetor que retiro do contact para pressioná-lo contra as peças.

Em resumo, os passos são:

1) Após terminar de montar o QC, vire-o com o verso para cima. Este é o maior desafio!
2) Corte um pedaço de contact que cubra toda a superfície do QC, com uma sobra de 1cm de cada lado, apenas por segurança. Nas primeiras vezes é possível tremer ou dobrar o contact, principalmente com QCs grandes, o que pode até estragar o QC.
3) Utilize um estilete para cortar as sobras do adesivo.

Minha dica: utilize contact original, da Vulcan, de boa qualidade. Eu já fui atrás de preço, e comprei uma réplica deste adesivo, mais barato, e me dei muito mal, pois ele simplesmente não colava direito! Tive que comprar o adesivo certo e colar os QC's todos novamente.

Como que utilizo muito, compro contacts de rolo, que podem ser encontrados em grandes papelarias (como a Kalunga, por exemplo).

Se restar qualquer dúvida, por favor, deixem seus comentários que nos voltamos a falar.

Grande abraço, e até a próxima peça.

4 comentários:

  1. Olá Kleber!
    Enquanto não recebi sua dica, ao terminar de montar um QC de 1000 peças, resolvi inventar. Com o QC montado sobre a mesa fiquei imaginando como virá-lo! Então tomei uma decisão! Passei cola branca comum (tenaz) sobre o QC com um pincel de pintura de parede,não muito grande, esperei alguns minutos e depois virei-o tranquilamente pois as peças ficaram todas bem grudadas!
    Depois, passei cola novamente, desta vez no verso, e colei uma placa de papelão grosso.
    Alem de ter sido fácil para virá-lo ainda ficou impermeabilizado com a cola tenaz!

    Pedro

    (pevifi@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro.

      Eu respondi sua dúvida por e-mail, mas achei interessante colocar aqui também, para outros leitores.

      Eu já usei cola por cima da imagem também, mas o problema é que a imagem fica fosca, manchada e (no meu caso) com pêlos colados... Eu tenho 6 cães, então o ar é cheio de pêlos.

      Por isso eu prefiro virar o quebra-cabeça e colar o contact atrás. Quanto maior o quebra-cabeças, maior o desafio de virá-lo, mas com o tempo se adquire prática.

      Outra coisa que influencia muito também é o material utilizado... Quanto mais fino o papel, pior fica essa 'virada', tendendo ao impossível. Vou procurar escrever um post sobre os vários tipos de materiais utilizados em QCs.

      Forte abraço, Kleber.

      Excluir
  2. Fala Kleber blz?

    Estou terminado de montar meu terceiro puzzle, um de 1000 peças da Grow, modelo Aves...

    Gostaria de guarda-lo montado, e talvez até enquadra-lo, e para isso gostaria de saber se posso passar o contact no lado da imagem, ao inves do verso como vc explicou?

    Abraços e parabens pelo blog...

    ResponderExcluir
  3. Sr(a)

    Montei um de 13200 (Clementoni Mapa Antigo) quebra de 1ºmundo posso dizer, fiquei imaginando como ia separar os cantos... Ele veio todo separado em seis QC de 2000 e poucas peças. Na hora de cola-los virava com um cobertor passava novamente para a madeira de cabeça pra baixo, passava cola branca e ia colando papel sulfite.. simples.

    Na hora de fazer a moldura e juntar todo o trambolho (ele tem 2.97 x 1.30 + - ) não tinha como mandar em lugar nenhum e fiz eu mesmo.

    ResponderExcluir

Adicione sua peça!